AGS - Descarbonização da atividade da Água Serrana
Com o presente projeto, a Água Serrana almeja reduzir drasticamente o seu impacto negativo para o meio ambiente. Para isso, irá alterar visceralmente os seus fluxos energéticos, atuando de forma transversal nos seus processos produtivos: desde a implementação de medidas de eficiência energética que permitirão otimizar os sistemas atuais da empresa até à alteração substancial das fontes energéticas atualmente utilizadas (incorporação de solar fotovoltaico, e respetivo armazenamento). Estas ações permitirão, através da circularidade e utilização sustentável de recursos, a implementação de novos processos eco inovadores, potenciando a sustentabilidade e a resiliência das cadeias de valor energéticas. Permitirão, ainda, a incorporação de novos vetores energéticos, suportados em energias renováveis, aliando metodologias de processos de baixo carbono e produção de energia renovável, 100% verde. Com a implementação do presente projeto, a Água Serrana almeja alcançar os seguintes objetivos:
- Redução das emissões absolutas da Água Serrana, cifrando-se esta redução em 167,02 tonCO2/ano;
- Redução de 30,7% no consumo energético da unidade industrial a intervencionar, face ao ano pré-projeto;
- Implementação de metodologias inovadoras e disruptivas, assentes em tecnologias maduras, aliando os conceitos de economia circular, transição digital e energética;
- Implementação de um projeto ambientalmente e financeiramente viável, com um payback médio de 4,59 anos;
- Incorporação de energia produzida através de fontes renováveis, através da instalação de UPAC de 632,2 kWp.
O presente projeto será financiado através de fundos comunitários, no âmbito de uma candidatura apresentada à Componente C11, do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR).
O Plano de Recuperação e Resiliência português é um programa de aplicação nacional, com um período de execução até 2026. Para saber mais informações, visite:
www.recuperarportugal.gov.pt.